• Walking Trails in Sao Jorge - Azores

zona clientes

informações úteis para os nossos clientes

Aqui poderá saber as atividades que já temos em agenda, informações dos nosso graus de dificuldade, as nossas recomendações, esclarecer algumas das suas dúvidas, entre outras.


Se necessitar de ajuda ou informações, estamos aqui...

agenda aventour

Na agenda Aventour poderá ver as nossas atividades já em reserva (cor azul) e eventos (cor roxo), facílitando assim a organização da sua viagem e a escolha do dia que mais se adapta às suas perferências. 


Nós realizamos várias atividades diárias, independente do que já está em agenda.

grau de dificuldade

O grau de dificuldade de um percurso varia de pessoa para pessoa, dependendo da sua condição física daí ser muito subjetiva esta classificação. Contudo, alguns fatores, como a extensão, o tipo de terreno, o desnível e a climatologia (o frio ou o calor excessivos não facilitam as caminhadas), devem ser considerados ao estabelecer o grau de dificuldade de um percurso. Não existem caminhadas difíceis: é só ir devagar e sempre. São as pessoas que podem transformar a caminhada ou atividade numa coisa difícil.
Como? Tentando fazê-la num tempo curto demais. Ou (claro) tentando algo sem a necessária forma física.

Todos que pretendem participar nas nossas atividades, tem de ter a consciência da sua condição física e estado de saúde para as realizar.


estes são quatro os níveis de dificuldade nas nossas atividades:


nível fácil

Esta classificação de "Fácil", é o grau de dificuldade que caracteriza as nossas actividades como simples e sem complicação para as realizar. As atividades com este grau de dificuldade, estão elaboradas para que o participante não tenha muito esforço físico, não superior a duas horas, por percursos suaves, de pouca elevação e fácil acessibilidade. Recomenda-se a pessoas com uma forma física moderada, em que a sua manutenção física é apenas adquirida no seu dia-a-dia normal.

nível médio

Esta classificação de "médio" é o grau de dificuldade de uma atividade onde o esforço físico é de cerca de 4 horas de duração, com alguns desníveis, destinada a pessoas habituadas a caminhar.

nível difícil

Esta classificação de "difícil" é o grau de dificuldade de uma atividade com mais de quatro horas de esforço físico, com um itinerário longo e/ou difícil, com desníveis acentuados e algumas passagens delicadas. Recomenda-se a pessoas com uma prática desportiva regular e em boa forma física.

nível extremo

Esta classificação de "Extremo" é o grau de dificuldade de uma atividade com mais de 6 horas de esforço físico, com um itinerário muito longo e/ou muito difícil, com desníveis muito acentuados e com passagens muito delicadas. Recomenda-se a pessoas com uma prática desportiva de competição e em excelente forma física.

atenção

"Esta classificação foi elaborada pela Aventour - Azores Adventures, para uso exclusivo na classificação do grau de dificuldade das nossas atividades. Não tem base em nenhuma classificação oficial regulamentada."

icons de informação

recomendações

motivação

Os nossos programas são de atividades de aventura. Isto significa que eles se desenrolam em zonas remotas onde estamos privados do conforto dos nossos lares. Também deve preparar-se para a ocorrência de imprevistos cujo resultado não controlamos, provocados pela Natureza como a mudança das condições atmosféricas, estado do mar, aumento do caudal das ribeiras. Embora lhe asseguremos o nosso esforço para cumprir o melhor possível o roteiro, não poderá considerar que seja garantido que ele se irá desenrolar exatamente como o programa inicial. Por vezes nestas atividades, temos o desconforto das roupas e botas molhadas, do frio, da chuva e do vento, por decerto será compensado no final e simplesmente dizer: "valeu a pena".

vestuário

 Use calças ou calções resistentes e maleáveis de preferência de poliamida ou outro tecido de secagem rápida;

Não vá de jeans, porque prende muito os movimentos e retém muito a transpiração;

Evite cores e padrões de camuflagem para nos facilitar a localização em caso de emergências;

Casaco ou outro agasalho para quando chegar ao fim da atividade ou vestir, sempre esteja frio ou a chover;

Boné ou chapéu caso haja muito sol, a cabeça é nosso maior radiador de temperatura;

Bota para trekking ou, na falta destas, uns ténis bastante resistentes e confortáveis, de preferência com proteção nos tornozelos;

Meias adequadas são fundamentais, tal como um par de reserva para trocar caso se molhar;

Protetor solar e óculos de sol, mesmo se estiver nublado.

equipamento individual

Bastão de caminhada para o aliviar do esforço nas caminhadas;

Mochila confortável (não superior a 30 L);

Nas atividades aquáticas, ténis para usar durante a atividade e chinelos para o final;

Sacos para lixo;

Câmara fotográfica (carregar as baterias/pilhas; espaço de memória).

condição física

Deve ler com atenção o programa da atividade pois este dá-lhe detalhes sobre o esforço físico: o número de horas de esforço, dos locais de pernoita e dos graus de dificuldade dos percursos.
Deve avaliar o seu estado de saúde e consultar o seu médico em caso de dúvida. Deve informar-nos sobre qualquer condição da sua saúde que possa interferir com o normal desenrolar do programa ou com as suas capacidades de o realizar.

perguntas frequentes

como efetuar uma reserva no site da aventour?

Para realizar uma reserva on-line na página da web da Aventour é fácil e rápido. No menu superior principal, click em Reservas. Logo se abrirá uma nova página com um formulário -de reserva. Preencha todos os campos do fomulário da reserva e click em Enviar.

nunca fiz muita atividade desportiva. será que aguento?

Deve avaliar o seu estado de saúde física. Se tem problemas cardíacos, se tem problemas de coluna, problemas respiratórios, peso a mais ou a menos e se tem anemias? Se tiver algumas destas condições deverá consultar o seu médico sobre as atividades que pretende participar.
Se não tem nenhum problema de saúde em especial, então não terá problemas em realizar as atividades.

Informe-se com a Aventour sobre os requísitos básicos necessários para cada atividade.

nunca fiz rapel nem atividades com cordas, mas gostava de experimentar. posso participar?

Em todas as nossas atividades que envolve manobras em corda, como o canyoning, rapel, escalada, espeleologia, etc, nos damos uma formação básica (briefing) antes de cada atividade. Consiste num primeiro contacto com o equipamento, sua utilização, técnicas básicas para o desempenho da atividade, regras de segurança e escolha do equipamento individual (EPI). Realizamos  descidas  de rapel numa pequena vertical para que se sinta confiante no equipamento e em si. Todas as nossas atividades estão divididas por diferentes graus de dificuldade e de experiência.

Qualquer pessoa pode realizar as nossas atividades de aventura, independentemente da idade (dependendo sempre da condição física) e experiência.

Ao longo das atividades, os clientes são sempre monitorizados pelos nossos guias e são eles que realizam a montagem do equipamento e as respectivas linha de descida ou ascensão.


Para nós: "PRIMEIRO SEGURANÇA, SEMPRE"...

os meus filhos podem participar comigo nas atividades?

A maiorias das nossas atividades estão formatadas para que possam participar os pais e os filhos. Na actividade de canyoning a idade mínima é de 6 anos, quando realizada em linhas de água especidicamente equipadas para o "Canyoning Júnior". Em outras atividades de desportos de aventura a mínima é de 12 anos.

Temos atividades formatadas especificamente para crianças de idade inferior a 12 anos, com ou sem o acompanhamento dos pais.

Antes de efectuar a sua reserva, informe-nos da idade dos seus filhos e das atividades que pretende participar com eles.

tenho que comprar equipamento específico para as atividades?

Não necessita de comprar equipamento específico para as atividades. Nós disponibilizamos todo o equipamento técnico para as nossas atividades, bem como equipamento individual específico.

No caso das atividades aquáticas (canyoning, coasteering, caminhadas aquáticas, etc), tem apenas de trazer obrigatóriamente ténis e fato de banho para utilizar durante a atividade.

Recomendamos roupa desportiva, para que se sinta confortável nas atividades, calçado desportivo ou botas de caminhada no caso dos percursos pedestres, óculos de sol, protetor solar, fato de banho, toalha de banho, corta-vento / impermeável, mochila (não superior a 30 L, boné para proteger do sol e claro, máquina fotográfica.