• Trilho Pedestre da Fajã da Caldeira de Santo Cristo na Ilha de São Jorge - Açores
  • Trilho Pedestre da Fajã da Caldeira de Santo Cristo na Ilha de São Jorge - Açores
  • Trilho Pedestre da Fajã da Caldeira de Santo Cristo na Ilha de São Jorge - Açores

fajã da caldeira de santo cristo

trilhos pedestres na ilha de são jorge - açores

Este era o percurso tradicional para chegar à Fajã da Caldeira de Santo Cristo, encravada entre a falésia e o mar. O que mais desperta a atenção nesta fajã é o seu isolamento e consequente inacessibilidade, mas os poucos habitantes que lá ficaram depois do sismo de 1980, resistem em abandoná-la. Oito são o número de pessoas que vivem durante os doze meses do ano nesta fajã.


Na primeira parte do passeio pedestre, com uma distância de 5 Km, por um trilho que serpenteia o vale até chegarmos à Fajã da Caldeira de Cima, vamos passar por uma vasta diversidade de plantas endémicas, formações geológicas e diversa fauna. Na Fajã da Caldeira de Cima, a primeira fajã das seis que iremos passar neste passeio, iremos observar um património edificado, casas e moinhos, onde os antigos habitantes da Fajã da Caldeira de Santo Cristio passavam alguns meses de Verão, com as suas famílias e animais domésticos. A paisagem é imponente, com ribeiros que se precipitam em lindas quedas de água cristalina, convidativas a nadar. Caso queiram ter esta experiência fantástica, faremos uma pausa para que possam usufruir desta dádiva da natureza.

Em seguida, seguiremos até ao miradouro da fajã, onde teremos a primeira vista do Paraíso - Fajã da Caldeira de Santo Cristo. Momento este para contemplar...


A descida faz-se agora pela encosta, deixando o vale para trás e seguimos em direcção à Fajã da Caldeira de Santo Cristo. Nesta parte do percurso, podemos avistar ainda a encosta nascente da ilha e perceber, com a explicação dos nossos guias, como é que se formaram as Fajãs.

Trilho Pedestre da Fajã da Caldeira de Santo Cristo - Ilha de São Jorge - Açores

(...) Chegamos ao lugar onde o tempo não existe, onde o passado e futuro são presente e a alma fica pequena, perante a beleza que se assiste(...)

Depois de um mergulho na lagoa e um lanche reconfortante, vamos dar um passeio por este lugar paradisíaco e contatar com alguns habitantes locais, bem como visitar o Centro de Interpretação da Fajã da Caldeira de Santo Cristo.


É chegada a hora de partir, para completar os restantes 5 km do percurso e continuar a desfrutar da paisagem, sempre acompanhados pelo som primoroso das ondas que ecoa na falésia sobranceira ao mar até à Fajã dos Cubres, com passagem pela Fajã dos Tijolos e a Fajã do Belo.


Chegados à Fajã dos Cubres, o ponto final deste passeio pedestre. Vamos ainda conhecer esta fajã com um passeio pela lagoa onde podemos com sorte, observar alguns pássaros migratórias que usam as suas margens como ponto de passagem. Terminamos com a visita à igreja de Nossa Senhora de Lurdes.


Nesta fajã o nosso transfere espera por nós. No caminho de saída, passaremos pela Fajã da Bitesga e pararemos no miradouro dos Cubres, para nos despedirmos com uma última foto neste local "abençoado por Deus e pela Natureza".

informações da atividade

Nível Médio

nível dificuldade

Localização da Atividade

costa norte

Distância Total do percurso

distância total  10km

Ínicio do Percurso

início: piquino da urze

final: fajã dos cubres

Altitude máxima desde o Nível do mar

altitude max. 670 m

caminhada 3h

Tempo total de atividade

tempo total  5h

preço desde

45

atividade número

1

informações adicionais

que trazer para a atividade

Roupas confortaveis e leves;

Calçado de caminhada ou ténis;

Boné;

Mochila não superior a 25L;

Impermeável;

Corta-vento;

Máquina fotográfica.

 

inclúido na a atividade

Transfers desde a nossa base e regresso;

Guias credenciados;

Seguros;

Snack;

Águas;

Gift Aventour.