• Trilho Pedestre das Fajãs do Toledo na Ilha de São Jorge - Açores
  • Trilho Pedestre das Fajãs do Toledo na Ilha de São Jorge - Açores
  • Trilho Pedestre das Fajãs do Toledo na Ilha de São Jorge - Açores

fajãs do toledo

trilhos pedestres na ilha de são jorge - açores

Este passeio pedestre localiza-se no lugar do Toledo, costa Norte da Ilha de São Jorge. É um percurso circular onde iremos passar por 3 fajãs desta ilha: Fajã Manuel Teixeira, Rasa e Vasco Martins, também conhecidas pelas fajãs do Toledo.

A primeira parte do caminho de acesso à Fajã Manuel Teixeira não é dos mais fáceis, trata-se de um atalho inclinado e em certas zonas escorregadio, povoado por uma imensa abundância de espécies típicas das florestas da Laurissilva. O tempo de descida varia conforme a condição física de cada Trekker, podendo rondar os 50 minutos.


A Fajã Manuel Teixeira possui seis casas antigas, com algumas adegas no exterior, sendo abastecida por quatro nascentes. Era esta água que regava as principais culturas desta fajã, tais como a vinha, o inhame (devido à abundância de água), a melancia, o melão, a abóbora, a couve, o pimento, a ervilha, o tomate, a batata-doce, o milho. Também possuía árvores de fruto, como a figueira, o araçazeiro ou araçá e a macieira.


Desta Fajã podemos ainda observar a ponta Furada. Trata-se de uma formação geologica com um buraco de grandes dimensões, que sobre a qual recai a lenda da Ponta Furada.

Apesar de haver pessoas que passam lá alguns dias, ninguém ali reside todo o ano desde o terramoto de 1 de Janeiro de 1980.


Seguimos pela costa até à Fajã Rasa. Esta fajã caracteriza-se pelo seu exotismo e pelo facto de ficar praticamente ao nível do mar, facto que lhe dá o nome. Em tempos atrás teve quatro adegas, onde ainda se pode ver vestígios dos lagares. Esta fajã foi praticamente soterrada no terramoto de 1980, embora ainda se encontre alguns vestígios das casas que se situavam junto à costa.


A Fajã Rasa teve antigamente uma azenha na ribeira que divide esta fajã da anterior. Hoje em dia, ainda se pode encontrar um poço de baixa-mar com água, embora esteja ao abandono. Nesta fajã cultivava-se vinha entre outras culturas típicas destes lugares. Também se praticava o pastoreio, nomeadamente no inverno. Nesta fajã encontra-se um dos maiores povoamentos conhecidos da espécies endémica da Macaronésia de Solidago sempervirens, mais conhecido pelos locais como o Cubres.

Trilho Pedestre das Fajãs do Toledo na Ilha de São Jorge - Açores

Seguiremos pela costa até á Fajã Vasco Martins. Esta é uma das maiores fajãs da ilha. Já foi uma localidade com vida própria durante muitos séculos, viveram muitas famílias nesta fajã, muitas permanentemente outros durante alguns meses no ano.

Eram cerca de treze as casas aqui existentes. Após o Terramoto de 1980 as pessoas que viviam de forma permanente nesta fajã abandonaram-na para vir viver para "fora da rocha", por ser mais seguro. Actualmente são poucas as casas que estão devidamente conservadas e nenhuma é habitada de forma permanente. As que estão conservadas ainda mantém os seus lagares e adegas.


Um dos expoentes desta fajã é a sua queda de água com 70 m de altura, que se precipita num poço de água, denominado do Poço da Airoses, por ter eirós (nome que os locais dão à enguia). Assim sendo também, o nome da mesma Ribeira.

Será junto a este poço que iremos almoçar, perante a beleza extenuante desta cascata. Com sorte ainda vemos uma enguia a serpentear no lago.


Depois uma visita à fajã, iniciamos a subida pela encosta, até à "beira da rocha", nome este dado pelos locais à saída da zona de falésia sobranceira às fajãs. Este percurso é feito por um trilho que serpenteia a encosta que levará aproximadamente 1 hora a percorrer. Chegado à "beira da rocha", vamos apreciar um fio de metal, que serve de ascensor e descensor de bens e matérias para esta fajã. Embora seja de um particular, este bem é utilizado por todos os poucos locais que ainda regularmente se deslocam a esta fajã, para o cultivo e colheita dos seus bens.


Mais 30 minutos nos separam do ponto de partida, onde nos aguarda o nosso transfer.

informações da atividade

Nível Médio

nível dificuldade

Localização da Atividade

costa norte

Distância Total do percurso

distância total  13km

Ínicio do Percurso

início: toledo

final: toledo

Altitude máxima desde o Nível do mar

altitude max. 650 m

caminhada 4h

Tempo total de atividade

tempo total  5h

preço desde

45

atividade número

10

informações adicionais

que trazer para a atividade

Roupas confortaveis e leves;

Calçado de caminhada ou ténis;

Boné;

Mochila não superior a 25L;

Impermeável;

Corta-vento;

Máquina fotográfica.


incluído na atividade

Transfers desde a nossa base e regresso;

Guias credenciados;

Seguros;

Snack;

Águas;

Gift Aventour.