• Trilho Pedestre da Rota Sul na Ilha de São Jorge - Açores
  • Trilho Pedestre da Rota Sul na Ilha de São Jorge - Açores
  • Trilho Pedestre da Rota Sul na Ilha de São Jorge - Açores

rota sul

trilhos pedestres na ilha de são jorge - açores

Este passeio pedestre inicia-se no lugar do Portal (Ribeira Seca - Calheta) e desce por um trilho com muitos degraus até à Fajã da Fragueira. O habitante mais ilustre desta fajã foi o Maestro Francisco de Lacerda, que se diz ter nascido na que foi a melhor casa deste lugar e agora, mais uma vez pela incúria das pessoas, se encontra em ruínas.


Seguindo pela costa, vamos até à fajã dos Vimes, conhecida pela sua produção de café. Uma paragem para fazer a prova do café e visitar a casa de artesanato desta fajã. Nesta Fajã e na Fajã de São João, são os únicos lugares da Europa onde se produz café.

Passaremos pela Fajã da Fonte do Nicolau para chegar à Fajãs dos Bodes. Poderemos ver moinhos de água antigos e as pequenas hortas cultivadas ao longo do caminho.

Trilho Pedestre da Rota sul - Fajãs dos Vimes, Bodes, Fragueira e São João - Na Ilha de São Jorge - Açores

A Fajã dos Bodes ainda permanece com habitantes, muitos deles também descem à fajã pela época da transumância, oriundos do Loural, para cultivarem os terrenos nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março. Seguindo para nascente da ilha, passamos pela Fajã do Cavalete antes de íniciar a subida para o Loural. Este lugar deu nome ao queijo muito afamado da ilha de São Jorge. O queijo dos Lourais, que agora se produz na Freguesia da Ribeira Seca na cooperativa que ainda mantem o mesmo nome: Lourais.


No Loural, iniciaremos a descida para a Fajã de São João, passando ainda pela Fajã do Ginjal e avistaremos a Fajã das Barreiras antes de chegar à Fajã do Além. Nestas paragens ainda se encontra estas Fajãs preservadas, com a excepção da Fajã das Barreiras, devido à sua inacessibilidade. Ainda cultivam os terrenos e mantêm as casas habitáveis.


A Fajã de São João é ainda habitada durante todo o ano. Isso deve-se ao seu clima temperado e aos seus terrenos férteis para o cultivo. Aqui é outro dos dois locais da Europa onde se produz café, tal como a Fajã dos Vimes.


Este é o ponto final do nosso passeio pedestre. Para aqueles que querem conhecer a Fajã da Saramangueira, podemos fazer essa visita num trekking de aproximadamente uma hora (ida e volta). Quem não tiver interessado, pode ficar a provar uma Angelica (bebida típica de São Jorge) e a desfrutar da paisagem no convívio com os locais que param neste simpático Café típico da Fajã de São João.

informações da atividade

Nível Médio

nível dificuldade

Localização da Atividade

costa sul

Distância Total do percurso

distância total  17km

Ínicio do Percurso

início: portal

final: fajã são joão

Altitude máxima desde o Nível do mar

altitude max. 500m

caminhada 5h

Tempo total de atividade

tempo total  6h

preço desde

50

atividade número

5

informações adicionais

que trazer para a atividade

Roupas confortaveis e leves;

Calçado de caminhada ou ténis;

Boné;

Mochila não superior a 25L;

Impermeável;

Corta-vento;

Máquina fotográfica.


incluído na atividade

Transfers desde a nossa base e regresso;

Guias credenciados;

Seguros;

Snack;

Águas;

Gift Aventour.