• Trilho Pedestre do Vele do Paraíso na Ilha de São Jorge - Açores
  • Trilho Pedestre do Vele do Paraíso na Ilha de São Jorge - Açores
  • Trilho Pedestre do Vele do Paraíso na Ilha de São Jorge - Açores

vale do paraíso

trilhos pedestres na ilha de são jorge - açores

Esta é uma forma diferente de chegar à Fajã da Caldeira de Santo Cristo, para aqueles que gostam de realizar passeios pedestres com um pouco de aventura, diferente dos tradicionais percursos de roteiro e fora do comum de quem visita este local paradisíaco, que é a Fajã da Caldeira de Santo Cristo.


Os locais chamam "O Paraíso" a esta cumeeira e isto deve-se às paisagens ímpares que vamos encontrar ao longo do passeio. Grande parte deste percurso era utilizado pelos locais, em tempos que as Fajãs de São Jorge eram lugares de residência fixa, como a Caldeira de Santo Cristo, Fajã Redonda e Sanguinhal.

Quem escolhe este percurso decerto que ficará satisfeito, pois encontrará das mais belas paisagens que existe na ilha e em todo arquipélago dos Açores.


Ao longo do trajeto iremos encontrar cabras. Estes animais selvagens que povoam as íngremes encostas da ilha, principalmente na costa norte, onde após o sismo de 1980 se libertaram e agora são os habitantes mais comuns nestas paragens.


Este passeio pedestre é feito em grande parte da sua extensão, por um trilho paralelo ao vale que nos vai proporcionar vistas incríveis para a Fajã da Caldeira e Fajã dos Cubres, bem como para as ilhas da Graciosa e Terceira. No Verão as hortências dão um colorido especial a esta paisagem, orquestrada pelo canto dos pássaros que ali nidificam.

Trilho Pedestre do Vele do Paraíso na Ilha de São Jorge - Açores

O nosso pic-nic será com a melhor vista do mundo, o "Vale do Paraíso".


De seguida desceremos a encosta até à Fajã da Caldeira de Cima, para uma paragem junto à cascata desta mesma Fajã. Podem-se banhar nas águas cristalinas do pequeno lago e retemperar forças para a próxima etapa do percurso.

Apenas 35 minutos nos separa do ex-librís da ilha de São Jorge, a mítica Fajã da Caldeira de Santo Cristo, onde faremos uma visita a este local e uma visita guiada ao Centro de Interpretação da Fajã. Podemos também nadar nas águas tranquilas da sua lagoa, convidativa a um mergulho antes, antes da última etapa do percurso.


O trilho que nos levará até à Fajã dos Cubres, que tem uma extensão de 5 km ao longo da costa, onde nos aguarda o nosso transfere. No caminho de saída desta última fajã, vamos parar no miradouro sobre a costa norte, para nos despedirmos com uma última foto deste local "abençoado por Deus e pela Natureza".

informações da atividade

Nível Dificil

nível dificuldade

Localização da Atividade

costa norte

Distância Total do percurso

distância total  12km

Ínicio do Percurso

início: piquino da urze

final: fajã dos cubres

Altitude máxima desde o Nível do mar

altitude max. 720 m

caminhada 5h

Tempo total de atividade

tempo total  6h

preço desde

55  

atividade número

2

informações adicionais

que trazer para a atividade

Roupas confortaveis e leves;

Calçado de caminhada ou ténis;

Boné;

Mochila não superior a 25L;

Impermeável;

Corta-vento;

Máquina fotográfica.


incluído na atividade

Transfers desde a nossa base e regresso;

Guias credenciados;

Seguros;

Snack;

Águas;

Gift Aventour.